O que é o IPL?
O IPL deriva do inglês e significa “intense pulsed light”. Esta tecnologia ajuda a eliminar muitas doenças da pele, tais como pigmentação e pequenas malformações vasculares (telangiectasias).
Para o público em geral esta técnica também é chamada de fotorejuvenescimento.
Este dispositivo não é um laser em si, mas um amplo espectro de fonte de luz, que pode se direcionar simultaneamente em muitas lesões cutâneas. Filtros diferentes são usados dependendo do tipo de pele e do alvo. Os resultados são mais progressivos e mais sutis que os laseres “tradicionais”.
Para quais indicações?
O IPL é útil para a pigmentação superficial, como sardas, manchas de sol e cloasmas (manchas durante a gravidez) superficiais. É o meio menos eficaz para formas mais profundas de pigmentação da face ou certos tipos de pigmentação (marcas deixadas pela acne). Também é eficaz para a vermelhidão e algumas doenças da pele como rosácea. O IPL pode melhorar, até certo ponto a textura do rosto, mas ainda é ineficiente para rugas profundas e linhas de expressão (linhas de expressão e pés de galinha). As cicatrizes não são recorrentes no IPL.
Que tipos de máquinas IPL estão disponíveis?
Muitas máquinas estão disponíveis no mercado. Alguns dispositivos são utilizados para remoção de pêlos, enquanto outros são para fotorejuvenescimento. Os comprimentos de onda variam de 500 a 1200nm. A refrigeração cutânea é necessária para proteger a superfície da pele (epiderme) para que o risco de bolhas e queimaduras sejam minimizados.
Quantos tratamentos são necessários?
A fim de alcançar resultados visíveis, 4-6 tratamentos espaçados de 4-6 semanas são necessários.
O tratamento dói?
Um creme anestésico é aplicado uma hora antes da cirurgia. Durante o tratamento, alguns pacientes sentem uma pequena sensação de queimação. É geralmente muito bem tolerado e tomar analgésicos não é necessário.
Quais são os possíveis efeitos colaterais?
O risco é baixo. Um retorno às atividades diárias pode começar quase imediatamente.
Em geral, uma leve vermelhidão cutânea dura por algumas horas. Com menos freqüência a vermelhidão pode durar 1-3 dias e raramente bolhas podem aparecer. Uma hiperpigmentação pós-inflamatória após o tratamento pode persistir por vários meses, as pele escura correm maior risco e as pessoas que tomam sol.
O que fazer após o tratamento?
Nada está diretamente relacionado ao tratamento. Em caso de vermelhidão, o médico pode receitar um esteróide com um creme hidratante. Em caso de hiperpigmentação, um creme clareador e protetor solar são úteis.
É eficaz?
O grau de melhora é variável e depende da gravidade e profundidade do pigmento /vasos sanguíneos. Para pessoas que têm uma pigmentação profunda e superficial, os resultados são parciais. Todas as melhorias deverão ser mantidas por um bom “tratamento de pele” como a fotoproteção e cremes hidratantes. Para problemas vasculares, os resultados são muito bons. O IPL não é o tratamento escolhido para rugas e cicatrizes. Fale com o dermatologista sobre outras opções de tratamento (toxina botulínica, preenchimentos, outros laseres) para isso.
© 2009
English Español Français Deutsch Italiano