O cobreiro (Herpes Zoster) (Português)
Dr. Christophe HSU – dermatologista. Genebra, Suíça
Cobreiro no tronco
O que causa o cobreiro?
- Pessoas que já tiveram varicela podem desenvolver cobreiro. O mesmo vírus chamado herpes zoster está envolvido em ambas doenças. O vírus da varicela permanece “adormecido” nas células nervosas durante meses, muitas vezes anos antes de ser reativado.
- Esta infecção é causada por uma redução temporária das defesas imunológicas, permitindo que o vírus comece a se multiplicar ao longo das fibras nervosas na pele. Esta condição é mais comum em idosos, porque as pessoas mais velhas têm baixa imunidade. Traumas e possivelmente o estresse podem contribuir potencialmente para o cobreiro.
Pessoas cuja imunidade está baixa também inclui indivíduos que têm câncer (por exemplo, leucemia, linfoma, aqueles que fazem quimioterapia ou radioterapia, os pacientes transplantados que tomam medicamentos contra a rejeição …) e pacientes com doenças que afetam o sistema imunitário (por exemplo, AIDS).
Quais são os sinais e sintomas do cobreiro?
- O primeiro sintoma é uma sensação de formigamento, de queimação e uma extrema sensibilidade da pele (como se fosse um arranhão). Esta pode se apresentar de um a três dias antes do aparecimento de uma erupção vermelha.
- Um tipo de bolhas aparece com um fundo vermelho, parece catapora. As bolhas geralmente duram duas a três semanas, durante as quais acumula pus, formas crostas forma que depois desaparecem.
- A dor pode persistir, no entanto.
Qual é a gravidade da dor?
- A dor é grave o suficiente para que o médico prescreva analgésicos.
- Uma complicação da dor após o cobreiro telhas é chamada neuralgia pós-herpética, esta complicação ocorre mais freqüentemente em pessoas idosas. A dor pode continuar por muito tempo depois as lesões de herpes zoster terem sido curadas.
Onde aparecem as lesões causadas pelo cobreiro?
- Os cobreiros geralmente afetam um lado do corpo.
- Na maioria dos casos, as bolhas aparecem no tronco, incluindo as nádegas e órgãos genitais.
- Se as bolhas afetam a região do olho, o seu médico deve lhe encaminhar imediatamente a um oftalmologista.
Quais são as complicações do cobreiro?
- As dores pós cobreiro persistem após a cicatrização da pele. Infecção de bolhas (inchaços =) também pode resultar em demora na cicatrização da pele, o tratamento com antibióticos é necessário.
- Outra complicação é a febre e um aumento das lesões.
O cobreiro é contagioso?
- O cobreiro é muito menos contagiosa do que a catapora.
- Pessoas com cobreiro podem transmiti-lo quando suas bolhas estourarem, a um indivíduo que nunca teve varicela ou cuja imunidade está baixa esteja em proximidade.
- Pessoas em risco incluem crianças e pessoas imunodeficientes (por exemplo, câncer, AIDS …)
A formação de cicatrizes é freqüente?
- As cicatrizes podem formar as bolhas se estiverem infectadas ou se os pacientes utilizarem tratamentos “caseiros” nas bolhas.
Como tratar o cobreiro?
- O cobreiro se cura por si só e volta com freqüência. O tratamento consiste em analgésicos (medicamentos contra a dor) e compressas frias para secar as bolhas.
- O medicamento antiviral (por exemplo aciclovir) pode ser prescrito, sobretudo quando o olho for afetado ou para quem cuja imunidade está baixa. O tratamento só é eficaz se for prescrito no início do cobreiro.
- O aciclovir pode ocasionalmente causar dores de cabeça e dores abdominais. Existem outros medicamentos antivirais. Além disso, quanto mais cedo tomarmos esses medicamentos, ele será mais eficaz, especialmente na prevenção da neuralgia pós-herpética.
- As dores pós-herpes podem ser tratadas com pílulas contra a dor e com calmantes para dormir.
© 2009
Colaboradores:
Dr. Christophe HSU – dermatologista. Genebra, Suíça
National Skin Centre. Cingapura
English Español Français Italiano Tagalog 日本語 Deutsch
Category : O cobreiro (Herpes Zoster) - Modifie le 01.2.2011