Melasma (Cloasma) (máscara da gravidez): O que funciona além dos cremes? (Para profissionais)
É preciso saber duas coisas sobre o melasma (cloasma, máscara da gravidez)
- O tratamento inicial consiste na aplicação tópica (além da proteção solar)
- A utilização de cremes combinando hidroquinona- Vitamina A-esteróides torna o tratamento a laser mais eficaz, em comparação com a não utilização desses cremes.
- É aconselhável usar um tratamento tópico, quando possível, antes do tratamento com laser, já que este último não apenas é muito caro, mas muitas vezes não dá os resultados esperados.
- nenhuma cura conhecida
- Alguns estudos mostram uma melhora com o laser pigmentar (fluência baixa, NdYAG 1064nm), mas esses estudos demonstraram a ocorrência freqüente de hiperpigmentação pós-inflamatória (PIH) e todos os pacientes tiveram uma recorrência.
- Risco de PIH
- IPL (flashlamp, luz pulsada intensa): melhoria de 51 a 100% para mais da metade dos pacientes tratados após 4 tratamentos espaçados de 3 semanas. Mas, na realidade, não é tão eficaz de acordo com nossa experiência e como mostram outros estudos. Também em Negishi et al. os pacientes relataram um agravamento com o aparecimento de melasma epidérmico em locais sem lesão antes do tratamento.
- Laser fracionado: estudos mostram boas respostas após 3 tratamentos. Mas, em nossa experiência, os resultados não são confirmados na realidade, e os riscos de hiperpigmentação pós-inflamatória chegam a20% *
* Os doentes não ficam felizes se o tratamento de hiperpigmentação resultar em uma maior hiperpigmentação!
- Source of information: 2012 (02) – 20th Regional Conference of Dermatology (RCD) – Manila, Philippines
- © 2009
- Introdução
- English Español Français Deutsch Italiano 日本語
Related posts