Infecções do couro cabeludo (Português)
Dr. Christophe HSU – dermatologista. Genebra, Suíça
Infecção por fungos (dermatófitos, micose do couro cabeludo)
- A micose do couro cabeludo é causada pela infecção por fungos.
- A condição é mais comum em crianças do que em adultos.
- A micose do couro cabeludo ocorre de várias maneiras, dependendo da origem e gravidade da infecção. Nos casos leves, a infecção aparece como placas que coçam, os bulbos e a raiz dos cabelos são infectados, quebram e caem deixando áreas calvas. A pele subjacente pode ficar vermelha e inflamada. Em infecções graves (fungos de origem animal=kérion), a pele afetada pode tornar-se vermelha, inchada, dolorosa desenvolvendo pus, o cabelo pode cair e formar crostas.
- As infecções por fungos no couro cabeludo pode ser tratadas eficazmente com comprimidos antifúngicos e cuidados locais:
- A fonte de infecção se conhecida (animais de estimação ou pela tinea) devem ser tratados simultaneamente para evitar a reincidência
- A detecção precoce evitará a perda permanente de cabelo associada com cicatrizes.
- Consulte o seu médico se você suspeitar que você tem uma infecção do couro cabeludo por fungos.
Infecções das raízes do cabelo por bactérias (foliculite, abcessos)
- As infecções das raízes do cabelo causam foliculite, ou seja, inflamação das raízes do cabelo (= poros).
- A foliculite se apresenta como caroços, por vezes, dolorosos, vermelhos e/ou cheios de pus (como a acne). Os caroços estão espalhados pelo couro cabeludo.
- Alguns indivíduos são mais propensos do que os outros a ter esta infecção.
- Se a infecção ocorre, muitas vezes, os testes devem ser realizados para ver se há uma anomalia do sistema imunitário.
- A foliculite podem ser eficazmente tratada com antibióticos por via oral:
- Uma boa higiene local e lavagem regular do couro cabeludo e cabelos com xampu anti-séptico suave vai evitar recorrências.
- Ocasionalmente, tomar antibióticos a longo prazo por via oral pode ser necessário para prevenir uma infecção bacteriana.
Cobreiro (Infecção pelo vírus Herpes Zoster)
- O cobreiro é causado por uma infecção viral. O mesmo vírus que causa a catapora. Pacientes com cobreiro geralmente tiveram catapora.
- O cobreiro é uma reativação do vírus varicela, é freqüentemente encontrado em pessoas com baixa imunidade: por exemplo após uma infecção viral, um câncer…
- As lesões cutâneas são lineares e seguem a distribuição do nervo. A erupção é freqüentemente precedida por dor e coceira e as lesões aparecem como bolhas (verrugas), seguido por erosões e crostas dolorosas das áreas afetadas.
- A condição se cura em cerca de duas semanas, mas nas pessoas idosas pode persistir por vários meses.
- Pessoas afetadas pelo cobreiro devem procurar um médico o mais cedo para o início do tratamento e pode exigir uma busca pela causa da baixa imunidade.
- O cobreiro podem ser tratado eficazmente se os medicamentos antivirais forem tomados logo após o seu início (dentro de 48 horas do início dos sintomas). Os medicamentos antivirais são tomados por via oral, reduzindo a duração e gravidade do cobreiro.
Colaboradores:
Dr. Christophe HSU – dermatologista. Genebra, Suíça
National Skin Centre. Cingapura
© 2009
English Español Français Italiano Deutsch 日本語 Tagalog 中文-漢語 русский язык
Category : Infecções do couro cabeludo - Modifie le 01.8.2011